Descobrir o que fazer na Tailândia , um país de sorrisos, de gente acolhedora e com uma grande diversidade, é um desafio extremamente fácil. Com tantas opções, para todos os tipos de viajantes, o difícil será escolher os locais a visitar e aqueles que ficam para uma segunda viagem ao país. Não hajam dúvidas, vamos desejar voltar com todas as nossas energias.

o que fazer na tailândia Hong island

Neste artigo vamos dar sugestões sobre o que não se pode perder na Tailândia. Explicar o que se pode esperar de cada local e porque devemos ou não visitá-lo. Vamos dar dicas sobre a melhor altura para para uma incursão ao país dos sorrisos. Sobre as condições e preço de alojamento. Sobre os transportes no país e como o podemos explorar de forma mais eficiente e económica. Vamos abordar o tema da alimentação, fornecer informação sobre vistos e mais alguns pontos úteis, como aspetos culturais.

Esperamos que a partilha da nossa experiência facilite o planeamento de quem faz uma viagem Tailândia pela primeira vez e quer fazê-lo à sua maneira.

O que fazer na Tailândia: os principais destinos

Com ambientes e paisagens muito distintas e para todos os gostos, neste país podemos encontrar um pouco de tudo. O Ambiente urbano de Bangkok, as experiências e atividades de aventura, como os trekkings na região montanhosa da Chiang Mai. Se procuramos praia, temos centenas de ilhas à escolha, seja Ko Lanta, Kho Pangan, as Phiphi ou o inacreditável distrito de Krabi, com centenas de ilhas paradisíacas para explorar.

Para abordagens mais culturais, temos cidades como Ayutthaia e Sukhothai histórica e culturalmente muito ricas, repletas de templos e ruínas, reconhecidas, pela Unesco como património mundial da humanidade.

Todas estas opções não estão sós, sendo apenas uma parte daquilo que se pode ver e daquilo que podemos decidir colocar na nossa lista de coisas para fazer na Tailândia.

Sugestão de roteiros na Tailândia:

Para quem tem pouco tempo para explorar o país e procura um mix entre cultura e praia, sugerimos:

2 dias em Bangkok

Para saber tudo sobre a capital da Tailândia, e para conhecer o roteiro que sugerirmos, leia o nosso artigo sobre o que fazer em Bangkok.

5 dias em Krabi (Ao Nang)

A escolha de Ao Nang justifica-se pela sua localização, que permite, com tours de um dia ou viagens de curta distância, visitar vários pontos de interesse no Sul do país, como por exemplo:

Para os que, quando pensam sobre o que fazer na Tailândia, apenas imaginam templos, costumes e cultura, sugerimos o seguinte roteiro:

2 dias em Bangkok

Para saber tudo sobre a capital da Tailândia, leia o nosso artigo sobre o que fazer em Bangkok.

1 dia em Ayutthaya

Esta antiga capital da Tailândia fica a apenas uma hora de distância de Bangkok e no trajeto para Sukhothai. Património mundial da Unesco, conta com alguns dos locais mais emblemáticos do país e podemos, perfeitamente, perder um dia para visitar pontos como:

Para saber tudo sobre a cidade, como chegar, onde ficar e o que visitar, leia o nosso artigo sobre Ayutthaya.

1 dia em Sukhothai

Sukhothai fica entre Bangkok e Chiang Mai e, para os apaixonados por cultura, é um ponto de paragem obrigatório.

Num roteiro de 15 dias, sugerimos um dia para explorar o parque histórico, também considerado património mundial pela Unesco.

Para descobrir tudo o que precisa de saber sobre a cidade, o que há para ver e como chegar, leia o nosso artigo sobre Sukhothai.

3 dias em Chiang Mai

Chiang Mai é absolutamente imperdível. A capital do Norte da Tailândia merece, sem dúvida, um investimento de 3 dias. Na cidade e na sua periferia podemos:

Para saber o que há para ver na cidade, como lá chegar e onde ficar, leia o nosso artigo sobre Chiang Mai.

Para quem tem duas semanas e que, quando pensam no fazer na Tailândia, só vê praia, sugerimos o seguinte percurso:

2 dias nas Phi Phi

Estas ilhas, super populares, adequam-se bem a uma primeira paragem na praia, depois de uma semana dedicada a cultura e sempre de um lado para o outro.

Dois dias são o ideal para explorar as duas ilhas, dar uns mergulhos e ir a uma festa.

3 dias em Krabi (Ao Nang)

Explorar praias e alguma cultura, antes de seguir para Ko Lanta, Krabi é a escolha ideal. Com muitas opções entre praia e cultura, tem como ponto de partida ideal Ao Nang, um ponto central que pode servir como base para explorar o que existe à volta. A localização permite, com tours de um dia ou viagens de curta distância, visitar vários pontos de interesse no Sul do país, como por exemplo:

Krabi conta com um aeroporto internacional, que poderá servir como porta de saída do país, na hora de regressar a casa.

Para saber mais sobre esta paragem, o que há para ver, onde ficar e como lá chegar,  leia o nosso artigo sobre Krabi.

2 dias em Ko Lanta

Ko Lanta fica a Sul de Ao Nang mas ainda faz parte do distrito de Krabi. É uma ilha grande na qual poderíamos perder bem mais do que dois dias. É sossegada, ideal para relaxar e , para além das praias lindas, muitas vezes desertas, podemos ainda visitar locais com interesse cultural. Tudo somado, a ilha conta com atrações como:

Para saber tudo sobre a ilha, onde ir, como lá chegar e onde ficar, leia o nosso artigo sobre Ko Lanta.

Para quem tem duas semanas para explorar a Tailândia e procura cultura e praia, sugerimos o seguinte roteiro:

2 dias em Bangkok

Para saber mais sobre a capital da Tailândia, e conhecer a nossa sugestão de roteiro com maior detalhe, leia o nosso artigo sobre o que fazer em Bangkok.

1 dia em Sukhothai

Sukhothai fica entre Bangkok e Chiang Mai e, para os apaixonados por cultura, é um ponto de paragem obrigatório.

Num roteiro de 15 dias, sugerimos um dia para explorar o parque histórico, considerado património mundial pela Unesco.

Para descobrir tudo o que precisa, o que há para ver e como chegar, leia o nosso artigo sobre Sukhothai.

3 dias em Chiang Mai

Chiang Mai é absolutamente imperdível. A capital do Norte da Tailândia merece, sem dúvida, um investimento de 3 dias. Na cidade e periferia podemos:

Para saber o que ver na cidade, como chegar e onde ficar, leia o nosso artigo sobre Chiang Mai.

2 dias nas Phi Phi

Estas ilhas, super populares, adequam-se bem a uma primeira paragem na praia, depois de uma semana dedicada a cultura, sempre de um lado para o outro.

Dois dias são o ideal para explorar as duas ilhas, dar uns mergulhos, ir a uma festa e relaxar um pouco.

5 dias em Krabi (Ao Nang)

Por fim, para recarregar baterias, antes de voltar a casa e ao trabalho, Krabi é a escolha ideal. Com muitas opções entre praia e cultura, tem como ponto de partida ideal Ao Nang, um ponto central que pode servir como base para explorar o que existe à volta. A localização permite, com tours de um dia ou viagens de curta distância, visitar vários pontos de interesse no Sul do país, como por exemplo:

Krabi conta com um aeroporto internacional, que poderá servir como porta de saída do país, na hora de regressar a casa.

Para saber mais sobre esta paragem, o que há para ver, onde ficar e como lá chegar,  leia o nosso artigo sobre Krabi.

Dicas de viagem:

O que fazer e o que não fazer na Tailândia:

Na Tailândia existem algumas convenções culturais e sociais distintas das ocidentais e sul americanas, assim como algumas outras coisas que deveremos ter em conta na nossa viagem.

Aqui ficam algumas dicas e concelhos para qualquer viajante:

  • Respeitar a monarquia. Na Tailândia a realeza tem um estatuto quase divino. Não devemos, por exemplo, pisar uma moeda ou uma nota. Estas têm imagens do Rei e pisá-las será um ato de desrespeito que provocará, muito provavelmente, uma reação pouco pacífica por parte dos locais;
  • O consumo e a compra de álcool estão também sujeitos a regras diferentes. Não devemos beber em templos, nem podemos comprar bebidas em determinados horários;
  • Virar a sola do pé para pessoas ou figuras religiosas é considerado um ato de desrespeito;
  • Devemos andar sempre com um documento de identificação, não atirar lixo para o chão e evitar qualquer situação que envolva drogas, como em qualquer lugar. As leis na Tailândia são distintas e podem são muito duras em alguns casos;
  • Devemos ir a uma consulta do viajante algum tempo antes da viagem. E, uma vez lá chegados, se há uma regra sobre o que não fazer na Tailândia, que se aplica a todos os viajantes, é não beber água da torneira, nem uma gota.

Em todo o caso, recomendamos, para as nossas viagens de mochilão a aquisição de um seguro de viagem da World Nomads, especializado no tipo de viagem que fazemos.

Quando ir à Tailândia?

Na hora de decidir quando ir à Tailândia é preciso lembrar que este país, quente e húmido, tem 3 estações: a quente, a fria e a época das monções. Escolher quando ir vai depender do que cada viajante idealizar para a sua viagem e decidir sobre o que fazer na Tailândia.

Monções:

O estação das monções decorre entre julho e outubro. Nesta altura podemos ter excelentes dias de praia , com temperaturas a rondar os 30 graus, mas o tempo é imprevisível.

Na nossa segunda visita ao país, em setembro, tivemos 4 dias de chuva em 15 dias de férias. Nos dias de chuva aproveitámos para visitar templos e outras atracções. As duas grandes vantagens de escolher esta altura são, em primeiro lugar,  os preços, pelo menos metade do que encontramos em época alta. Em segundo lugar, a quantidade reduzida de turistas, que se reflecte em praias desertas e atrações turísticas vazias, sem as multidões que caracterizam a época alta um pouco por todo o país.

Época Fria:

A época fria vai de novembro a fevereiro, com a temperatura média a rondar os 31 graus, sendo a a melhor altura para visitar a Tailândia. No entanto, para quem não aprecia lugares com excesso de turistas, devemos excluir dezembro e janeiro dos nosso planos. A vantagem é que nesta época a chuva não nos deverá incomodar, mas temos que lidar com preços bastante inflacionados, quando comparamos com as outras estações.

Época Quente:

A época quente estende-se de março a junho e, como o nome indica,  o tempo é seco e quente. Nesta altura, em locais como Bangkok, as temperaturas rodam os 35 graus, com 75% de humidade.

É uma boa escolha para quem apenas procura fazer praia. Não recomendamos esta altura do ano para quem queira procure uma abordagem mais cultural. Uma caminhada ou uns dias numa cidade como Bangkok ou Ayutthaya podem-se tornar um castigo. Sem dúvida, o proveito que vamos tirar desses locais será pequeno, comparando com alturas em que o calor é menos feroz.

Comida na Tailândia:

Melhores mercados de chiang mai

Hotéis na Tailândia

Camaratas:

  • Custam entre 100 e 200 bath (R$23 / 5,5€) por noite noite  ;

Quartos duplos com ventoinha:

  • Custam entre 300 e 400  bath (R$46 / 11€) por noite  ;

Quartos duplos com ar condicionado:

  • Os preços variam entre os 400 e os 500 bath (R$58 / 13,5€) por noite;

Hotéis com mais comodidades, como ar condicionado, cofre e mini bar:

  • Variam entre os 700 e 1000 bath (R$116 / 27€) por noite;

Nota: Os preços referidos neste blog são meramente indicativos, podendo variar de acordo com a zona e altura do ano. Lembramos que, se estivermos para extravagâncias, há hotéis para todas carteiras e orçamentos e, também,  que o mesmo quarto que custa 700 bath em época baixa, pode custar 2300 bath em época alta.

Para pesquisar hotéis e preços clique aqui.

iVisa.com

Transportes na Tailândia

Transportes na tailandia

Para consultar os horários e preços dos bilhetes, para evitar as filas e garantir já o bilhete, basta clicar aqui.

Visto para visitar a Tailândia:

O visto para viajar para a Tailândia pode ser pedido à chegada ao pais, cheguemos de avião ou por terra.

Documentos necessários:

  • Passaporte com validade superior a 6 meses;
  • Formulário do visto preenchido, normalmente é nos entregue durante o voo, ou poderá ser solicitado no posto fronteiriço;
  • Uma fotografia recente (4x6cm);
  • Bilhete de regresso;
  • Podem pedir prova de meios financeiros, aproximadamente 20.000 Bath/pessoa mas, nas duas vezes que visitámos a Tailândia (2011 e 2017), nunca nos foi exigido.

Taxa:

  • Cerca de 935 bath ( R$108 / 25€);

Validade:

  • Se chegarmos de avião vai-nos ser atribuído um visto de 30 ou 60 dias , dependendo do acordo que o teu país tem com a Tailândia.

Nota: Estes requisitos e condições podem sofrer alterações por isso recomendamos que consultem as instituições oficiais ( http://www.thaiembassy.com/thailand/thailand-tourist-visa.php ).

O que devo levar para a Tailândia

Para além dos básicos há coisas que convém levar:

  • Um par ténis e chinelos confortáveis;
  • Uma toalha de secagem rápida, já que a humidade do país pode tornar a secagem bem mais demorada;
  • Repelente para insectos;
  • Cadeado para a mochila;
  • Imodium ou qualquer outro medicamento para a diarreia e um anti inflamatório;
  • Protector solar e óculos de sol;
  • Uma pen drive com todos os documentos importantes digitalizados, incluindo a apólice do teu seguro de viagem. Faz aqui o teu seguro de viagem, pensado para backpackers.
o que levar para a tailandia