A praia de Querim é um pequeno paraíso no extremo Norte de Goa, que tem conseguido sobreviver à pressão do turismo e do desenvolvimento. Relativamente intocada, esta zona que fica a apena 9 quilómetros de Arambol, conta com uma pequena praia, praticamente vazia, ideal para relaxar e descomprimir da azáfama própria de muitos locais desta região da Índia.
Com apenas alguns locais para comer, pouquíssimos hotéis, algumas espreguiçadeiras com sombra e o pequeno Shri Ajoba Temple, ali não restam muitas opções senão descansar na areia e dar uns mergulhos no mar, salvo se quisermos explorar a zona envolvente.
Forte Terekhol
O forte Terekhol é uma fortaleza do século XVII, posteriormente conquistada pelo portugueses que veio a ser convertida à hotelaria. É um belo complexo de muralhas que, para além do hotel, possui uma igreja que constitui um belo exemplar da época colonial.
Para lá chegar temos de atravessar o rio Terekhol basta atravessar o ferry de Querim para Terekhol. A travessia é gratuita mas apenas possível durante a maré alta.
Explorar Querim é explorar a Índia real
A nossa principal motivação para ir a Querim foi a de encontrar um pescador, o Babu. Um primo nosso havia lá estado um ano antes e tinha-o conhecido. Passaram o dia juntos mas não trocaram contactos. A nossa missão era clara, encontrar o homem e conseguir o número de telefone.
Assim que lá chegámos, perguntá-mos pela personagem à primeira pessoa que encontrámos. A resposta foi surpreendente: “O Babu??!! Eu tenho um primo chamado Babu!”. Bingo!! Foi à primeira. O que se seguiu foi um dos nossos melhores dias na Índia. Chamaram o Babu e sentá-mo-nos à espera numa pequena esplanada à beira do areal.
Quando ele chegou, juntou-se a nós e ali ficámos a conversar. Surpreso com os dois turistas que o tinham vindo procurar, por recomendação de um outro turista com quem não havia partilhado mais do que uma tarde, a comoção tomou conta dele, da atmosfera e, confessamos, bebemos alguns runs pela manhã fora. Depois, demos uns mergulhos no mar e seguimos pela estrada até à casa dele, almoçamos um peixe fresco, bem picante mas delicioso, sentados no chão. Que privilégio..Talvez tenha sido o contacto mais genuíno que tivemos com aquele povo. Obrigado Babu.
Localização e como chegar a Querim
Querim fica a menos de 10 kms de distância de Arambol. Podemos ir de scooter se tivermos alugado uma ou de táxi. Se optarmos pela segunda opção, a viagem deverá demorar cerca de 10 minutos e custar 300 rupias (R$17 / 4€).
Em alternativa, é possível percorrer a costa caminhando, a partir da Kallacha beach, que fica imediatamente depois de Arambol.
Nasci em 1982, cresci no Alentejo e, depois de 7 anos a viver em Coimbra, acabei por me estabelecer no Porto, onde vivo desde 2007.
Sou formado em filosofia mas, mais recentemente, estudei marketing digital. O que aprendi neste trajeto, aliado à paixão por viajar e pela partilha de experiências, motivou a criação e está na génese da Backpackers Bay. Um espaço onde vou partilhando as minhas experiências, algumas sugestões e dicas. Com o avançar do tempo espero conseguir cobrir todos os destinos que fui visitando, como a Tailândia, a Índia, o Cambodja, a Indonésia, a Tunísia, Marrocos, Espanha, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Eslovénia, Grécia, Roménia, Bulgária, Turquia, entre outros, assim como aqueles que espero visitar no futuro.
Para além das viagens, sou um apaixonado por slackline. Aproveito para vos deixar um convite/desafio para conhecerem o meu outro blog: o All About Slackline e, quem sabe, para experimentarem a modalidade.
Boa Viagem…