Assistir ao nascer do sol no Ganges, o rio sagrado da Índia, é uma experiência inacreditável. Permite-nos testemunhar uma tradição milenar e um movimento cultural que se repete a cada dia, tão distante dos padrões ocidentais.

Quem opta por acordar cedo, às 4 ou 5 da manhã, sacrificando algumas horas de sono, para assistir à confluência das gentes de Varanasi para o rio, pode esperar um ritual com um identidade única, um espetáculo feito pessoas, de muita fé e cor.

Manha no rio ganges

Ainda de madrugada, a população da cidade e os seus visitantes dirigem-se para as margens do rio sagrado da Índia, onde os crentes se banham e tecem preces de agradecimento. É estranho pensar que este ritual se repete todos os dias mas, em Varanasi, o dia de trabalho inicia-se apenas às 10 da manhã e o seu período inicial é, na maior parte dos casos, dedicado à espiritualidade e religião.

ganges o rio sagrado da índia

Mergulhados na atmosfera serena que caracteriza o momento, podemos observar as pessoas que rezam e tomam banho no rio, os homens santos que dedicam a manhã à meditação, absolutamente imóveis, outros que se dedicam ao Ioga e, claro, as cremações que jamais são interrompidas. Tudo, numa explosão silenciosa de cores e paz.

Ganges o rio sagrado seVaranasi

Como podemos ver assistir ao nascer do sol no rio sagrado da índia

Podemos assistir ao nascer do sol de duas formas. A mais económica e que nos permite poupar algum dinheiro é caminhar pelos ghats de Varanasi, ao longo da margem do rio, enquanto desfrutamos de tudo o que vai acontecendo. A grande vantagem desta opção é a proximidade com as pessoas e a possibilidade de nos misturarmos com os locais.

A segunda hipótese é assistir ao ritual num passeio de barco que, apesar de custar algum dinheiro, vale bem o investimento, pela experiência que é. Desta forma podemos assistir a tudo, calmamente, com a Arquitetura anárquica de Varanasi como pano de fundo e tendo uma perspectiva bem mais abrangente de tudo aquilo que, ali, acontece naquele momento. Esta foi a nossa opção e ficámos super felizes por termo decidido dessa forma.

nascer do sol em Varanasi

Preço do tour de barco no Ganges

O passeio de barco para assistir ao nascer do sol custou 300 rupias por pessoa (R$ 17 / 4€).

Horário para ver o nascer no rio sagrado da Índia

Indo de barco levantá-mo-nos às 4.30 da manhã e saímos do hotel às 5. Caso tivéssemos optado por ir a pé bastaria sair do hotel por volta das 5.45h. Estes horários dependem, naturalmente, da distância a que o nosso hotel fica do Ghats.

Segue-nos nas redes sociais

Subscreva a nossa newsletter e receba a novidade no seu email