A cerimónia Aarti, também conhecida como Varanasi Night Ceremony e fire ceremony, é um dos pontos altos de uma passagem pela cidade, a par do nascer do sol no Ganges. Este ritual espiritual, que acontece todas as noites, nas margens do rio Ganges, é absolutamente espetacular.  Em vários Ghats,  sarcedotes brâmanes realizam um ritual, misturando dança e fogo, ao som de músicas e preces dirigidas à mãe Ganga que, de acordo com a crença hindu, tem no rio uma manifestação divina.

Cerimónia Aarti

Ao final da tarde, os locais e os turistas começam a surgir e a margem do rio começa a encher-se de gente. É importante ir cedo para garantir um boa posição para assistir à cerimónia. Para além disso, não será um sacrifício esperar. A atmosfera é super tranquila e, enquanto aguardamos podemos sempre beber um chai e apreciar a paisagem e a diversidade de pessoas confluem para as zonas das cerimónias.

Sunset ceremony in varanasy

Quando a noite cai, e já ao som de musicas e preces, dá-se inicio à “Varanasi Night Ceremony” ou Aarti ceremony. Os sacerdotes, numa espécie de dança, realizam movimentos circulares, no sentido relógio, com  os seus candelabros com fogo, que, segundo crêem, representa a ligação entre o mundo real e o mundo espiritual. No final do ritual, segundo a religião Hindu, a deusa Ganga abençoa todos os presentes. Estes, por sua vez, dirigem-se para o rui onde depositam velas flutuantes criando um belo cenário.

fire ceremony in ganges

Como podemos assistir à Aarti Ceremony?

Existem duas formas de assistir às cerimónias e nós, como estivemos vários dias na cidade, acabámos por experimentar as duas. A primeira, e mais económica, é ir a pé até um dos ghats, onde acontecem os rituais,  encontrar um bom local e apreciar toda a cena. A outra opção, que vale a pena se apenas tivermos uma noite, é contratar um boat tour e assistir a tudo a partir do rio. A música, a dança e o fogo, com a cidade como pano de fundo é absolutamente espetacular. Vale todo o dinheiro investido.

Preço do tour para ver a Varanasi Night Ceremony

O tour de barco para assistir à cerimónia custou 300 rupias por pessoa (R$ 17 / 4€).

varanasi night ceremony

Qual é o melhor Ghat para assistir à Varanasi Nigh Ceremony?

O ghat mais popular é Dasawamedha Ghat, que se diz ter a cerimónia mais bela. O motivo para isso é, provavelmente, a proximidade com o Vishnawat Temple, dedicado a Shiva. É sem dúvida uma boa opção.

Localização do Dasawamedha Ghat

Se gostou do artigo Varanasi Nigh Ceremony, leia também:

Segue-nos nas redes sociais







Facebook comments