O Kasbah de Télouet foi uma das boas supresas que tivemos na incursão que nos levou de Marraquexe ao deserto de Zagora, através da cordilheira do Atlas. Talvez tenha sido mesmo a melhor, tendo em conta que as expectativas não eram muito altas. Estávamos mais ansiosos por Ait-ben-haddou, Ouarzazate e pelo deserto de Zagora mas foi Télouet que mais nos fez sentir em Marrocos.
A 130 quilómetros de Marraquexe, foi a nossa primeira paragem. Télouet é uma vila muito pequena que prosperou graças à proxímidade de minas de sal e a uma localização geográfica previligiada. Assumiu-se como um importante entreposto comercial que ligava o deserto a Marraquexe.
Estas condições conferiram áquela povoação a capacidade necessária para construir o Kasbah de Télouet, que ainda hoje impressiona devido à sua imponência e pelo interior opulento, escondido atrás das suas grandes muralhas ocre.
O Kasbah de Télouet é uma obra Berbere
O Kasbah de Télouet, também conhecido como palácio Glaoui, foi construido no século XIX por um lider berbere. Hoje, parcialmente em ruínas, ainda tem apelos mais do que suficientes para justificar uma paragem. Ali encontrámos um espaço sem turistas (estávamos na primeira semana de outubro), composto por muralhas, corredores, atrios, halls e salas ornamentadas com detalhes fantátiscos.
É um conjunto de recantos com uma luz incrível. Na entrada passamos por um pequeno arco e subimos umas escadas à nossa direita. Depois começamos a percorrer os longos corredores até chegarmos à sala princinpal, onde todos os pormenores parecem ter sido pensados.
Infelizmente apenas é possível visitar parte do complexo. Ainda assim, no primeiro piso conseguimos ter uma perspectiva mais abrangente do castelo e daquilo que existe ou existiu à sua volta.
Preço do bilhete no Kasbah de Télouet
Para entra paga-se um valor simbólico de 20 dirhams, cerca de 1,80€. As receitas coletadas pela familia Glaoui são as únicas verbas aplicadas no restauro e manutenção do castelo de Télouet.
Horário
O Kasbah de Télouet está aberto todos os dias entre as 8 da manhã e as 6 da tarde.
Localização e como chegar a Télout
Se tivermos carro Télout fica a aproximadamente 130 kms de distância de Marraquexe pela nacional n.º9. É uma viagem que pode demorar até umas 4 horas. Mas também poderá ser mais rápida, dependendo do transito, das obras e do condutor.
Recomendamos, no entanto, que vão com margem. A estrada é muito perigosa, os outros condutores imprevisíveis, sendo conveniente fazer uma condução prudente.
De bus a viagem fica extremamente longa, cerca de 6 ou 7 horas.
Outra forma de visitar o Kasbah de Télouet é integrando este local num tour. Há varias opções de tours, que incluem outros locais, com Ait-Ben-Haddou, Ouarzazate e o deserto de Zagora.
No nosso caso, como eramos seis, contratámos uma carrinha com motorista que nos levasse por esse percurso. Foi uma vantagem porque pudémos definir o nosso roteiro e os nossos timmings.
Ainda por cima, acabou por ficar mais barato do que se fizessemos um tour normal, com mais gente e menos liberdade.
Nasci em 1982, cresci no Alentejo e, depois de 7 anos a viver em Coimbra, acabei por me estabelecer no Porto, onde vivo desde 2007.
Sou formado em filosofia mas, mais recentemente, estudei marketing digital. O que aprendi neste trajeto, aliado à paixão por viajar e pela partilha de experiências, motivou a criação e está na génese da Backpackers Bay. Um espaço onde vou partilhando as minhas experiências, algumas sugestões e dicas. Com o avançar do tempo espero conseguir cobrir todos os destinos que fui visitando, como a Tailândia, a Índia, o Cambodja, a Indonésia, a Tunísia, Marrocos, Espanha, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Eslovénia, Grécia, Roménia, Bulgária, Turquia, entre outros, assim como aqueles que espero visitar no futuro.
Para além das viagens, sou um apaixonado por slackline. Aproveito para vos deixar um convite/desafio para conhecerem o meu outro blog: o All About Slackline e, quem sabe, para experimentarem a modalidade.
Boa Viagem…