Quando começamos a imaginar a viagem, é impossível não centrar os planos no rio Ganges e nos ghats de Varanasi. A mística e a popularidade da cidade têm origem, antes de qualquer outra coisa, nas atividades e rituais que acontecem nas margens do rio mais sagrado da Índia. Mas isso pode até nem ser o melhor da cidade, nem do rio.
Passear nas margens do Ganges
A maioria das pessoas, quando pensam em visitar Varanasi, pensam essencialmente nos banhos ao nascer do sol e na cerimónia Aarti. No entanto, caminhar pelos ghats e pelas margens do rio, a meio da tarde ou da manhã, enquanto as multidões não chegam para os rituais mais populares, é uma experiência única, talvez até a mais marcante numa passagem por esta cidade.
Pessoas a lavar roupa, outras a tomar banho acompanhadas por vacas, um homem a meditar e as cremações que acontecem 24 horas por dia, são apenas algumas das coisas que conferem a este local uma atmosfera tão especial e um caráter tão único.
Começar num ghat e percorrer as margens, parando aqui e ali, subindo e descendo as escadarias, enquanto observamos uma realidade tão distante e tão mística, é uma coisa do outro mundo. E a verdade é essa, sentimos, até aos ossos, que estamos noutro mundo, completamente diferente daquele que conhecemos. As ideias inquietantes que anteciparam a viagem, como assistir a cremações a céu aberto, a possibilidade de ver cadáveres a boiar no rio, entre outras coisas, desaparecem, dando lugar ao espanto. Antes de mais, pelo silêncio e tranquilidade de um local com ingredientes tão estranhos e, em segundo, pela questão que nos assalta e nos dá uma sensação crua de ignorância: “isto existe mesmo?!”.
Recomendamos a qualquer viajante que reserve meio dia para caminhar nas margens do rio, à sua velocidade, podendo desfrutar, com calma, daquele local e das particularidade. Para quem preferir, também é possível contratar um guia para um walking tour, que normalmente incluir uma passagem pelas ruas estreitas das tecelagens e tinturarias. Ali é possível testemunhar artesãos a fabricarem tecidos, enquanto alguns já prontos secam, pendurados nos estendais.
Preço de um walking tour nos ghats de Varanasi
Um Walking Tour nos ghats de Varanasi e pelas margens do rio, pode custar entre cerca 5€ e 20€ por pessoa, dependendo se negociamos localmente ou se contratamos um serviço online.
Leia outros artigos sobre Varanasi
Segue-nos nas redes sociais
Nasci em 1982, cresci no Alentejo e, depois de 7 anos a viver em Coimbra, acabei por me estabelecer no Porto, onde vivo desde 2007.
Sou formado em filosofia mas, mais recentemente, estudei marketing digital. O que aprendi neste trajeto, aliado à paixão por viajar e pela partilha de experiências, motivou a criação e está na génese da Backpackers Bay. Um espaço onde vou partilhando as minhas experiências, algumas sugestões e dicas. Com o avançar do tempo espero conseguir cobrir todos os destinos que fui visitando, como a Tailândia, a Índia, o Cambodja, a Indonésia, a Tunísia, Marrocos, Espanha, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Eslovénia, Grécia, Roménia, Bulgária, Turquia, entre outros, assim como aqueles que espero visitar no futuro.
Para além das viagens, sou um apaixonado por slackline. Aproveito para vos deixar um convite/desafio para conhecerem o meu outro blog: o All About Slackline e, quem sabe, para experimentarem a modalidade.
Boa Viagem…