Quando começamos a imaginar a viagem, é impossível não pensar no rio Ganges e nos ghats de Varanasi . A mística e a popularidade da cidade tem origem, antes de qualquer outra coisa, nas atividades e rituais que acontecem nas margens do rio mais sagrado da Índia. Mas isso pode até nem ser o melhor da cidade e do rio.

Margem do rio ganges em varanasi

A maioria das pessoas, quando pensam em visitar Varanasi, pensam essencialmente nos banhos ao nascer do sol e na cerimónia Aarti. No entanto, caminhar pelos ghats e pelas margens do rio, a meio da tarde ou da manhã, enquanto as multidões não chegam para os rituais mais populares, é  uma experiência única, talvez até a mais marcante numa passagem por esta cidade. Pessoas a lavar roupa, outras a tomar banho acompanhadas por vacas, um homem a meditar e as cremações que acontecem 24 horas por dia, são apenas algumas das coisas que conferem a este local uma atmosfera tão especial e um caráter tão único.

Caminhar nos Ghats

Começar num ghat e percorrer as margens, parando aqui e ali, subindo e descendo as escadarias, enquanto observamos uma realidade tão distante e tão mística, é uma coisa do outro mundo. E a verdade é essa, sentimos, até aos ossos, que estamos noutro mundo, completamente diferente daquele que conhecemos. As ideias inquietantes que anteciparam a viagem, como assistir a cremações a céu aberto, a possibilidade de ver cadáveres a boiar no rio, entre outras coisas, desaparecem, dando lugar ao espanto. Antes de mais, pelo silêncio e tranquilidade de um local com ingredientes tão estranhos e, em segundo, pela questão que nos assalta e nos dá uma sensação crua de ignorância: “isto existe mesmo?!”.

Recomendamos a qualquer viajante que reserve meio dia para caminhar nas margens do rio, à sua velocidade,  podendo desfrutar, com calma, daquele local e das particularidade. Para quem preferir, também é possível contratar um guia para um walking tour, que normalmente incluir uma passagem pelas ruas estreitas das tecelagens e tinturarias. Ali é possível testemunhar artesãos a fabricarem tecidos, enquanto alguns já prontos secam, pendurados nos estendais.

Preço de um walking tour nos ghats de Varanasi

Um Walking Tour nos ghats de Varanasi e pelas margens do rio, custa cerca de 300 rupias (R$17 / 3,85€) por pessoa.

Segue-nos nas redes sociais

Facebook comments