O City Palace Jaipur é um dos grandes símbolos da cidade cor-de-rosa, tendo sido construído na mesma altura em que a cidade foi fundada, quando o Maharaja Sawai Jai Singh II , entre os séculos XVII e XVIII, deslocalizou a capital do Rajastão de Amer para Jaipur. Essa mudança esteve intimamente ligada à falta de água e ao crescimento populacional.

Este complexo assumiu então uma enorme importância, não só administrativa mas também cultural e religiosa. Com uma arquitetura sublime, tornou-se a residência real, o centro administrativo e cerimonial da nova capital. Hoje é um importante ponto turístico, que conta com belos pátios e jardins, com uma zona de comércio, onde artesãos locais vendem os seus produtos e que, em alguns casos, são produzidos ali mesmo. Há também um museu bélico, repleto armas e armaduras, galerias de arte, fotografia, têxtil e ainda alguns templos.

porta no royal palace jaipur

No entanto, apesar de tudo isto, o grande destaque e o que justifica verdadeiramente a visita será a arquitetura e os próprios edifícios. Muito trabalhados e bem preservados, são um deleite para o olhos. Por outro lado, o grande problema é quantidade excessiva de turistas que, em certos pontos, fazem fila para tirar uma fotografia ou uma selfie.

Chamamos a atenção, também, para as restrições na utilização de máquinas fotográficas. Nem sempre é evidente, mas em certas zonas existem sinais de proibição e o seu uso não é permitido. Por exemplo no museu das armas, sem que me apercebesse, passei por um sinal e continuei a tirar fotos, acabando por pagar uma multa de 500 rupias. O segurança não falava inglês e a cordialidade não era um dos seus fortes, acabando por nos proporcionar um momento pouco agradável.

Royal palace em jaipur

Outra das razões para visitar o City Palace Jaipur é a proximidade com o Jantar Mantar, sendo que podemos aproveitar para visitar um depois do outro.

Preço de entrada no City Palace Jaipur

A entrada é, na nossa opinião, exageradamente cara, quando comparamos com outras atrações. Para entrar no palácio temos que pagar 500 rupias (R$28 / 6,5€).

Horário do palácio

O City Palace pode ser visitado entre 9 da manhã e as 5 horas da tarde.

Localização e como chegar ao City Palace

Localizado no centro das muralhas da cidade é  de muito fácil acesso, seja de uber, seja de rickshaw.

Se o Rain Rahul, quem recomendamos vivamente, não estiver disponível, contrate aqui um tour à sua medida.

Veja também outros artigos sobre coisas para fazer em Jaipur:

Segue-nos nas redes sociais