O City Palace Jaipur é um dos locais mais populares entre quem visita a cidade cor-de-rosa. Tendo sido construído na mesma altura em que a cidade foi fundada, quando o Maharaja Sawai Jai Singh II , entre os séculos XVII e XVIII, deslocalizou a capital do Rajastão de Amer para Jaipur, possui um grande simbolismo para os locais. Essa mudança esteve intimamente ligada à falta de água e ao crescimento populacional.
Este complexo assumiu então uma enorme importância, não só administrativa mas também cultural e religiosa. Com uma arquitetura sublime, tornou-se a residência real, o centro administrativo e cerimonial da nova capital. Hoje é um importante ponto turístico, que conta com belos pátios e jardins, com uma zona de comércio, onde artesãos locais vendem os seus produtos e que, em alguns casos, são produzidos ali mesmo. Há também um museu bélico, repleto armas e armaduras, galerias de arte, fotografia, têxtil e ainda alguns templos.
Vale a pena visitar o City Palace de Jaipur?
O grande destaque e o que justifica verdadeiramente a visita será a arquitetura e os próprios edifícios. Muito trabalhados e bem preservados, são um deleite para o olhos. Por outro lado, o grande problema é quantidade excessiva de turistas que, em certos pontos, fazem fila para tirar uma fotografia ou uma selfie.
Chamamos a atenção, também, para as restrições na utilização de máquinas fotográficas. Nem sempre é evidente, mas em certas zonas existem sinais de proibição e o seu uso não é permitido. Por exemplo no museu das armas, sem que me apercebesse, passei por um sinal e continuei a tirar fotos, acabando por pagar uma multa de 500 rupias. O segurança não falava inglês e a cordialidade não era um dos seus fortes, acabando por nos proporcionar um momento pouco agradável.
Outra das razões para visitar o City Palace Jaipur é a proximidade com o Jantar Mantar, sendo que podemos aproveitar para visitar um depois do outro.
Preço de entrada no City Palace Jaipur
A entrada é, na nossa opinião, exageradamente cara, quando comparamos com outras atrações. Para entrar no palácio temos que pagar 700 rupias (7.80€). O bilhete “Museum at Night” custa 1000 rupias (+/-11€).
Horário do palácio
O City Palace pode ser visitado entre 9 da manhã e as 5 horas da tarde.
Localização e como chegar ao City Palace
Localizado no centro das muralhas da cidade é de muito fácil acesso, seja de uber, seja de rickshaw.
Se o Rain Rahul, quem recomendamos vivamente, não estiver disponível, contrate aqui um tour à sua medida.
Veja também outros artigos sobre coisas para fazer em Jaipur:
Segue-nos nas redes sociais
Nasci em 1982, cresci no Alentejo e, depois de 7 anos a viver em Coimbra, acabei por me estabelecer no Porto, onde vivo desde 2007.
Sou formado em filosofia mas, mais recentemente, estudei marketing digital. O que aprendi neste trajeto, aliado à paixão por viajar e pela partilha de experiências, motivou a criação e está na génese da Backpackers Bay. Um espaço onde vou partilhando as minhas experiências, algumas sugestões e dicas. Com o avançar do tempo espero conseguir cobrir todos os destinos que fui visitando, como a Tailândia, a Índia, o Cambodja, a Indonésia, a Tunísia, Marrocos, Espanha, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Eslovénia, Grécia, Roménia, Bulgária, Turquia, entre outros, assim como aqueles que espero visitar no futuro.
Para além das viagens, sou um apaixonado por slackline. Aproveito para vos deixar um convite/desafio para conhecerem o meu outro blog: o All About Slackline e, quem sabe, para experimentarem a modalidade.
Boa Viagem…