Hawa Mahal, também conhecido como “Palace of Winds”, é um dos mais icónicos cartões de visita da cidade cor-de-rosa e da Índia.
Construído em arenito no século XVIII, este palácio situado no centro de Jaipur, faz parte dos lista dos monumentos mais fotografados do país.
O que esperar do Hawa Mahal?
O “Palace of Winds” popularizou-se pela grande quantidade de pequenas e belas janelas, quase um milhar. Estas permitem a circulação do ar, tornando-o ventoso e agradável, tendo em conta o clima do Rajastão. Isto acabou por motivar um segundo batismo, sendo hoje conhecido como Palace of Winds. .
Já no que toca à sua origem, foi mandado construir pelo Rajput Sawai Singh como parte do palácio real e o seu propósito seria de permitir às esposas do rei, e às mulheres da família real, observar a rua sem, por sua vez, serem observadas. Isto era algo absolutamente proibido pelo sistema Purdah.
Para além disso, os seus cinco pisos e o seu formato estão carregados de simbolismo, representando a coroa de Krishna.
A sua cor imponência são magnificas e vale a pena visitar o local, nem que seja simplesmente para admirar a impressionante fachada a partir da rua.
No interior do Hawal Mahal é tudo bem mais simples e austero, ainda assim, ali podemos admirar os vitrais magníficos, alguns compartimentos, divisões e terraços e, ainda, algumas salas que documentam a história da região com alguns tesouros arqueológicos. Para além disso, é apontado com um dos locais com melhor vista sobre a cidade.
De qualquer forma, visitar o palácio vale essencialmente pela fachada. Visitar o seu interior poder-se-à ou não justificar. Não é absurdamente caro e talvez valha a pena. Dependerá de cada um.
A melhor a altura para visitá-lo será de manhã, quando os raio de sol entram pelas janelas, realçando as belas cores do monumento.
Preço de entrada no Hawa Mahal
A entrada no palácio custa 200 rupias, cerca de 2,25€.
Horário de entrada
O palácio pode ser visitado entre 9 da manhã e as 4.30 da tarde.
Localização e como chegar ao “Palace of Winds”
Fica localizado na rua principal da cidade de Jaipur, não muito longe do City Palace e do Jantar Mantar.
Se o Rain Rahul não estiver disponível, contratem aqui um tour personalizado.
Veja também outros artigos sobre coisas para fazer em Jaipur:
Segue-nos nas redes sociais
Nasci em 1982, cresci no Alentejo e, depois de 7 anos a viver em Coimbra, acabei por me estabelecer no Porto, onde vivo desde 2007.
Sou formado em filosofia mas, mais recentemente, estudei marketing digital. O que aprendi neste trajeto, aliado à paixão por viajar e pela partilha de experiências, motivou a criação e está na génese da Backpackers Bay. Um espaço onde vou partilhando as minhas experiências, algumas sugestões e dicas. Com o avançar do tempo espero conseguir cobrir todos os destinos que fui visitando, como a Tailândia, a Índia, o Cambodja, a Indonésia, a Tunísia, Marrocos, Espanha, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Eslovénia, Grécia, Roménia, Bulgária, Turquia, entre outros, assim como aqueles que espero visitar no futuro.
Para além das viagens, sou um apaixonado por slackline. Aproveito para vos deixar um convite/desafio para conhecerem o meu outro blog: o All About Slackline e, quem sabe, para experimentarem a modalidade.
Boa Viagem…