Hawa Mahal, também conhecido como “Palace of Winds”, é um dos mais icónicos cartões de visita da cidade cor-de-rosa e da Índia. Construído em arenito no século XVIII, este palácio situado no centro de Jaipur, faz parte dos lista dos monumentos mais fotografados do país. O “Palace of Winds” popularizou-se pela grande quantidade de pequenas e belas janelas, quase um milhar. Estas permitem a circulação do ar, tornando-o ventoso e agradável, tendo em conta o clima do Rajastão. Isto acabou por motivar um segundo batismo, sendo hoje conhecido como Palace of Winds. .

palace of winds em jaipur

Já no que toca à sua origem, foi mandado construir pelo Rajput Sawai Singh como parte do palácio real e o seu propósito seria de permitir às esposas do rei, e às mulheres da família real, observar a rua sem, por sua vez, serem observadas. Isto era algo absolutamente proibido pelo sistema Purdah. Para além disso, os seus cinco pisos e o seu formato estão carregados de simbolismo, representando a coroa de Krishna.

A sua cor imponência são magnificas e vale a pena visitar o local, nem que seja simplesmente para admirar a impressionante fachada a partir da rua.

No interior do Hawal Mahal é tudo bem mais simples e austero, ainda assim, ali podemos admirar os vitrais magníficos, alguns compartimentos, divisões e terraços e, ainda, algumas salas que documentam a história da região com alguns tesouros arqueológicos. Para além disso, é apontado com um dos locais com melhor vista sobre a cidade.

De qualquer forma, visitar o palácio vale essencialmente pela fachada. Visitar o seu interior poder-se-à ou não justificar. Não é absurdamente caro e talvez valha a pena. Dependerá de cada um.

interior de Hawa Mahal

A melhor a altura para visitá-lo será de manhã, quando os raio de sol entram pelas janelas, realçando as belas cores do monumento.

Palace of winds

Preço de entrada no Hawa Mahal

A entrada no palácio custa 200 rupias (R$12 / 2,4€) .

Horário de entrada

O palácio pode ser visitado entre 9 da manhã e as 4.30 da tarde.

Localização e como chegar ao “Palace of Winds”

Fica localizado na rua principal da cidade de Jaipur, não muito longe do City Palace e do Jantar Mantar.

Se o Rain Rahul não estiver disponível, contratem aqui um tour personalizado.

Veja também outros artigos sobre coisas para fazer em Jaipur:

Segue-nos nas redes sociais