A história do Rio Chao Phraya e da cidade de Bangkok estão absolutamente interligados. A capital tailandesa foi fundada naquele local precisamente devido às condições que este rio proporcionou aos primeiros habitantes e fundadores da cidade.
Depois da queda da antiga capital, Ayutthaya, o monarca da altura decidiu fundar a nova capital do país naquelas margens.
Tours e passeios no rio Chao Phraya
Para dar um passeio ou atravessar o rio podemos apanhar um dos barcos da Chao Phraya boat company, que operam diariamente entre as 6 da manhã e as 7.30 da tarde.
Também podemos optar por ofertas turísticas, com passeios que passam em 9 portos. Estes passeios custam cerca de 150 a 200 bath (4 a 5€) , mas acontecem apenas entre as 9.30 da manhã e as 3 da tarde.
É uma boa opção se procuramos mais conforto, assim como acompanhar a paisagem com uma cerveja Chang na mão. Estes barcos partem a cada 30 minutos, ao contrário dos anteriores que saem dos portos a cada quarto de hora.
Por fim, se procuramos algo mais personalizado, podemos contratar um long tail boat para um cruzeiro pelo rio, com possibilidade de incluir uma refeição.
Se por acaso estivermos em Bangkok a 5 de outubro, vale a pena ir ver o festival de lançamento de Lotus, quando Luang Pho To, uma reverenciada imagem de Buda, é transportada pelas águas do rio Chao Phraya. Enquanto esta passa, os locais, nas margens do rio, atiram flores de lotus para a água.
De qualquer das formas, independentemente da altura, não devemos deixar passar um passeio de barco no rio, que nos dará, certamente, uma outra perspectiva da cidade.
Outros artigos sobre coisas para ver e fazer em Bangkok:
Nasci em 1982, cresci no Alentejo e, depois de 7 anos a viver em Coimbra, acabei por me estabelecer no Porto, onde vivo desde 2007.
Sou formado em filosofia mas, mais recentemente, estudei marketing digital. O que aprendi neste trajeto, aliado à paixão por viajar e pela partilha de experiências, motivou a criação e está na génese da Backpackers Bay. Um espaço onde vou partilhando as minhas experiências, algumas sugestões e dicas. Com o avançar do tempo espero conseguir cobrir todos os destinos que fui visitando, como a Tailândia, a Índia, o Cambodja, a Indonésia, a Tunísia, Marrocos, Espanha, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Eslovénia, Grécia, Roménia, Bulgária, Turquia, entre outros, assim como aqueles que espero visitar no futuro.
Para além das viagens, sou um apaixonado por slackline. Aproveito para vos deixar um convite/desafio para conhecerem o meu outro blog: o All About Slackline e, quem sabe, para experimentarem a modalidade.
Boa Viagem…