A história do Rio Chao Phraya e da cidade de Bangkok estão absolutamente interligados.
A cidade capital tailandesa foi ali fundada precisamente devido às condições que este rio proporcionou aos habitantes, fundadores da cidade. Depois da queda da antiga capital, Ayutthaya, o monarca da altura decidiu fundar a nova capital do país naquelas margens.

Tours e passeios no Chao Phraya

Para dar um passeio ou atravessar o rio podemos apanhar um dos barcos da Chao Phraya boat company, que operam diariamente entre as 6 da manhã e as 7.30 da tarde.
Também podemos optar por ofertas turísticas, com passeios que passam em 9 portos. Estes passeios custam cerca de 150 bath (R$19 / 4,21€) , mas acontecem apenas entre as 9.30 da manhã e as 3 da tarde. É uma boa opção se procuramos mais conforto, assim como acompanhar a paisagem com uma cerveja Chang na mão. Estes barcos partem a cada 30 minutos, ao contrário dos anteriores que saem dos portos a cada quarto de hora.
Por fim, se procuramos algo mais personalizado, podemos contratar um long tail boat para um cruzeiro pelo rio, com possibilidade de incluir uma refeição.
Se por acaso estivermos em Bangkok a 5 de outubro, vale a pena ir ver o festival de lançamento de Lotus, quando Luang Pho To, uma reverenciada imagem de Buda, é transportada pelas águas do rio Chao Phraya. Enquanto esta passa, os locais, nas margens do rio, atiram flores de lotus para a água.
De qualquer das formas, independentemente da altura,  não devemos deixar passar um passeio de barco no rio, que nos dará, certamente, uma outra perspectiva da cidade.
Rio Chao phraya