Wat Si Chum, talvez o segundo templo budista mais popular de Sukhothai, é conhecido por uma imagem de Buda com 15m de altura, apelidada de Phra Atchana ( “o Buda imóvel”).

Esta estátua, referida como um “ speaking Buddha”, está localizada dentro de uma enorme mandapa, que se trata de uma estrutura que envolve a imagem, deixando apenas uma pequena abertura por onde podemos entrar.  Ainda hoje se desconhece o propósito exato da estrutura e o razões que motivaram uma construção tão singular.

Para além disso, este satuário tem alguns dos murais mais antigos da Tailândia. Wat Si Chum é, sem dúvida, um dos principais pontos de interesse e um dos cartões de visita do parque histórico. Trata-se mesmo de um dos monumentos mais representativos e importantes da história do país, quer pelas suas particularidades, quer pela sua beleza e representatividade.

Este templo, votado ao abandono no período do reino de Ayutthaya, foi alvo de obras de restauro por volta do anos 50, estando hoje de volta ao seu esplendor.

Sem dúvida, é absolutamente obrigatório visitar este local quando se viaja para a antiga capital do reino do Sião.

Preço de entrada

O preço de entrada no templo é de 100 baths ((R$11 / 2,7€), relativos ao bilhete de entrada no setor Norte do parque histórico de Sukhothai.

Horário de entrada

É possível visitar o templo entre as 6 da manhã e as 9 da noite.

Localização e como chegar a Wat Si Chum

O templo fica localizado no setor norte, precisamente a norte das muralhas da cidade. Não está muito longe de Wat Phra Phai Luang, a partir de onde podemos seguir para Oeste, por uma estrada secundária.

  • Wat_Si_Chum_sukhothai
  • Wat Si Chum sukhothai

Segue-nos nas redes sociais