Saber como fazer um mochilão depende muito de cada um de nós. Não há regras definidas, pois uns partem à procura de umas coisas e outros à procura de outras. Todos sabemos, há gostos e projetos diferentes mas, também, há truques básicos para tornar a aventura mais simples, mais barata e mais segura.

Aqui mostramos algumas dicas e ferramentas que vão ajudar a preparar a tua viagem, ajudam a perceber como fazer um mochilão, para que seja mais segura, mais barata e, por isso, possa também ser mais longa.

Assim, as primeiras coisas a decidir deverão ser, claro, o destino e quando ir. Se apenas podemos viajar naquela altura do ano e não dá para alterar, as primeiras perguntas a fazer são: Onde está bom tempo? Onde é mais barato?

Se podemos escolher a altura da viagem, aí sim, podemos investigar qual é a melhor altura do ano para viajar para lá. Muitas vezes e em muitos locais, o inverno é quente e podemos ter umas grandes férias por muito menos dinheiro, se formos na época baixa. A Tailândia é um exemplo disso, mas há outros.

Depois de decidir onde e quando ir é fácil, passamos à seguinte fase de como fazer um mochilão, Definir o roteiro. Basta ler blogs de viagem, muitos, pensar no queremos ver e enquadrar com o tempo que temos.

Não nos podemos esquecer de ver se é necessário um visto para entrar no país. Devemos tratar disso com antecedência. Também devemos pesquisar, na internet, se é necessário fazer algumas vacinas ou se devemos ter precauções relativas a saúde e alimentação.

Por fim, e antes de passar à parte prática, procurar saber como é o custo de vida relativo a transportes, alimentação e atividades. Devemos ter uma noção de quanto vamos gastar por dia, para ajustar o nosso orçamento dedicado ao alojamento.

Com tudo isso pensado e definido, chega a hora de pôr tudo em pratica, começar a procurar voos, hóteis e um bom seguro de viagem, usando as ferramentas certas e alguns truques para poupar dinheiro e tempo. Essa é a parte mais importante de como fazer um mochilão. Vai se poupar tempo e dinheiro precioso na tua viagem de sonho.

FAZER ESTE TIPO DE VIAGEM PODE SER A MELHOR AVENTURA DAS NOSSAS VIDAS. MAS CONVÉM SEGUIR ALGUMAS DICAS DE COMO FAZER UM MOCHILÃO.

Saber como fazer um mochilão passa, quase sempre, por conseguir uma passagem barata, pois normalmente é o custo mais caro da nossa viagem e o maior impedimento para realizar um sonho.

Para marcarmos as nossas passagens o truque mais importante é a antecedência. Devemos começar a pesquisar os nossos voos vários meses antes, se possível 6 ou até mais.

Devemos fazer a nossa pesquisa em vários motores de busca, como a Skyscanner, a Edreams ou a Momondo. Este motores são diferentes entre si. Enquanto a Skyscanner e a Momondo apresentam preços, geralmente, mais baratos, já a Edreams costuma ter preços  como surpresas, em que, quando chegamos à fase de pagamento, aplicam taxas altas. Mas, se reservarmos passagem mais hotel, apenas para os primeiros dias, costuma ter descontos vantajosos e pode valer a pena.

Outra dica é pesquisar os preços às segundas e às terças feiras. Normalmente, nestes dias, por alguma razão, os preços estão mais baixos do que no resto da semana. Devemos, também, deletar os cookies e histórico de navegação antes das pesquisas, principalmente quando decidirmos reservar a nossa passagem. Os cookies registam o nosso interesse e os motores de busca deixam de nos apresentar os melhores preços e campanhas promocionais.

Por fim, não nos podemos esquecer de ter em conta a duração das escalas. Lembrar que muitas vezes o tempo perdido em aeroportos, numa escala longa, vale menos do que vamos pagamos por um dia de férias, somando passagens, vistos e gastos enquanto aguardamos no aeroporto. Nunca esquecer, também, de confirmar a política de bagagem para o nosso voo e se serve para nós.

Pesquisar voos na Skyscanner
Pesquisar voos e hóteis na Edreams

Escolher onde dormir é o que, normalmente, tem mais impacto na viagem. Não só pelo orçamento, mas acima de tudo pela localização e conforto das nossas escolhas. É, sem dúvida, outro ponto chave de como fazer um mochilão.

Muitas vezes temos a tendência para escolher um hotel mal localizado por pouco dinheiro de diferença em relação a um hotel melhor e bem localizado. Acabamos por ter menos conforto e gastar o que poupámos, em transportes e deslocações para os locais que queremos ver. Para além disso, há ainda o tempo que perdemos nessas deslocações, principalmente em países caóticos como a Índia, ou mega cidades como Bangkok.

Então, antes de escolher, temos de comparar preços dos hóteis com as suas localizações e, ainda, ter em conta os preços e tempos de transporte.

Depois disso, ajuda muito, escolher a plataforma certa. Geralmente usamos o Booking, a hoteis.com  ou a hostelworld, porque têm muitas propriedades, a bons preços.

Além disso, quando viajamos com alguém, podemos trocar convites da app booking para essa pessoa. Esses convites dão prémios à pessoa que envia, quando a pessoa que recebe fica num hotel.  Por exemplo: eu recebo um convite,  reservo o primeiro hotel da viagem e a pessoa que enviou o convite recebe 5€. Depois fazemos ao contrário e vamos acumulando saldo na nossa conta.

Outra sugestão importante, para além de vermos a pontuação, comentários e fotos no booking, devemos ir ao tripadvisor  ver a fotos que os clientes postaram desse hotel. Assim temos um retrato real do lugar, em vez daquilo que quem vende quer mostrar a quem compra.

Quando falamos da Edreams, os hotéis costumam compensar quando marcamos voo mais hotel, ou quando há uma boa promoção. Estar atentos a estes detalhes, e conseguir poupar dinheiro, é fundamental quando pensamos na melhor forma de como fazer um mochilão.

Pesquisar hotéis no Booking
Pesquisar voos e hotéis na Edreams

O seguro de viagem é um fator muito importante para uma viagem destas e um ponto muito importante de como fazer um mochilão.

Quando partimos à aventura muita coisa pode acontecer. Uma queda de mota, perder uma ligação aérea, ou mesmo torcer um pé numa atividade radical.

Para podermos estar tranquilos, relaxar e curtir as férias, sem ter medo de surpresas ou imprevistos, ter um seguro pode fazer toda a diferença.

Aqui, contrariamente à reserva de passagens e hotéis, sugerimos apenas uma opção. O seguro de viagem da World Nomads foi pensado para quem viaja de mochila às costas, gosta de aventura e atividades radicais. É o seguro de referência mundial no Backpacking e, no que diz respeito a seguros, é o nosso melhor aliado.

Seguro de viagem simples & flexivel

Podemos comprar e tratar de tudo online, mesmo que já estejamos em viagem. O seguro  WorldNomads.com para 140 paíes e foi pensado para viajantes aventureiros, com cobertura de custos médicos, evacuação, perda de bagagem e várias atividades de aventura.

Fazer seguro de viagem

Para receber mais artigos, semelhantes a como fazer um mochilão , basta subscrever a nossa newsletter.